quinta-feira, 20 de junho de 2013

LAR CRISTÃO - COLUNA X LAJE





Um construtor foi pago para construir uma casa, ele começou pela base, depois construiu as colunas, as paredes o vigamento e por último colocou a laje.


Terminado a construção ele entregou a casa para o morador; após algum tempo o morador decidiu levantar mais uma construção acima da que já estava construída, começou a colocar blocos, paredes acima da laje, porém ele notou que a coluna começou a rachar, ele continuo a colocar peso em cima da laje, e a coluna começou a envergar, mas ele ignorou e continuo a colocar mais pesos e por fim a coluna cedeu e junto com ela a laje e as paredes.
Então, revoltado ele chamou o construtor que construiu a casa de baixo, disse:
-A casa que você construiu para mim caiu, porque, você a construiu com materiais ruins, você é um pedreiro ruim e construiu tudo errado.
O pedreiro que era um homem paciente falou:
- Eu construí a casa conforme você me pediu e projetou, com os materiais que você me comprou, o que aconteceu é que você projetou mal a casa, você a projetou para sustentar apenas um andar, desde a base você a construiu assim, se você queria construir um prédio, desde a base você deveria ter planejado e calculado o total de peso que colocaria sobre as colunas e sobre a laje. O que aconteceu foi que você colocou peso de mais, por isto a casa cedeu.

Assim é o lar cristão, ele tem que ser construído e planejado desde o início, a base do seu lar tem que ser a palavra de cristo, pois através desta base sólida você poderá construir um prédio; como está escrito:

“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda. Mateus cap. 7 ver.24-27”.



Mas se sua casa for mal construída desde o início como a casa da historia acima ela tende a cair, pois não terá sustentação para aguentar as tempestades da vida, e também não poderá crescer, pois não teve uma preparação antes.

A coluna da sua casa é a sua esposa, como está escrito:

“Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos. Provérbios cap.14 ver.01”



Então, esposas devemos ter em mente que estamos sustentando a laje e as paredes da nossa casa, a laje é nosso marido e as paredes nossos filhos, se a coluna for fraca a casa cai ou seja devemos estar preparadas, alicerçadas na rocha que é a palavra de Deus , devemos estar em constante oração e jejum que é a nossa força para poder sustentar a nossa casa, devemos ajudar nossos maridos em oração e com palavras de ânimo, compreensão, amor e nossos filhos com conselhos, ensinado-os a seguir os mandamentos de cristo, a obedecer a Deus e amá-lo sobre todas as coisas, não devemos ser como a coluna da casa de cima, que não suportou a primeira provação que sobreveio sobre ela, pois devemos ter em mente que provas pesadas virão e temos que ser fortes para ajudar nossos maridos que estão recebendo em primeiro momento todo o peso, devemos estar preparadas para orar por ele, jejuar por ele, orientá-lo, ser como uma auxiliadora, isto não significa que estamos sendo humilhadas, mas que estamos fazendo o que cristo nos mandou fazer.Se a coluna e a laje cair as paredes também irão ao chão, as paredes são nossos filhos e se o pai e mãe não estão bem , os filhos tendem a se perder, pois não tem quem os sustente nem quem os proteja.

Os maridos são a laje conforme está escrito:

“Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo. I coríntios cap.11 ver.3”.


O homem sendo o cabeça ou melhor a laje de toda a casa, está sujeito a todas as tempestades, vendavais e intempéries da vida, e por tanto é o que aguenta em primeiro todos os problemas e situações difíceis e seu papel é manter a casa segura e guardada de tudo isto, muitas vezes irá sobrevir sobre a laje muito peso extra, pois toda a casa tem que crescer, é a laje tem que está firme e bem alicerçada para agüentar todo o peso ou saber distribuir o peso igualmente sobre as colunas para que a casa não venha abaixo, assim deve ser o homem de Deus , tem que saber suportar as provações e as dificuldades da vida de forma que não sobrecarregue sua esposa e filhos, procurar em sua esposa o auxilio necessário e  em Deus a força e sabedoria para que possa de forma sábia transferir o peso da laje na medida certa, pois se for como a casa de cima que colocou todo o peso sobre a coluna, esta na irá suportar e irá ceder levando tudo ao chão, mas deve ser como uma laje que foi bem construída tendo por base a palavra de cristo e de forma sábia juntos a coluna e a casa sustentar e proteger as paredes que são os filhos.

Todo o conjunto, base, coluna, parede e laje têm que está bem construído, e não há construtor, arquiteto, engenheiro mestre de obras, melhor que nosso Senhor Jesus, devemos antes de construir e edificar a nossa casa, chamá-lo para que desde o início possamos receber sua orientação, ele através de sua palavra fornece a melhor base que existe para a vida, através dele podemos saber qual o melhor companheiro e companheira que devemos escolher para juntos constituímos um lar sólido, ele nos dará excelentes filhos e em sua palavra está todo o manual para uma boa criação, ele que nos ajudará a suportar as provações da vida e irá proteger toda a casa para que esta permaneça de pé.
Ele também é um excelente reparador, e se você já começou a construir a sua casa de forma errada, ele também pode te ajudar a consertar, chame ele, pois ele irá ensinar através de sua palavra como consertar toda a sua casa.



“Assim como estão os montes à roda de Jerusalém, assim o SENHOR está em volta do seu povo desde agora e para sempre. Salmos cap. 125 ver.2”.







Autoria de Campos K.



Curtam a Página no Facebook: Fan Page Semeando com Sabedoria
Curtam a Página no G+: Comunidade Semeando com Sabedoria
Sigam a página no Twitter: Seguindo Semeando com Sabedoria